8 de Abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer!

Neste Dia Mundial de Luta contra o Câncer, convidamos vocês a refletir sobre como está olhando para seu bem mais precioso, a sua Saúde.

Compartilhamos com vocês 10 recomendações para uma vida saudável, livre de preconceito, sofrimento e mortes causadas pelo câncer.

Adote hábitos de vida saudáveis  Alimentar-se bem, praticar atividades físicas, não fumar, beber moderadamente, ter uma rotina de sono equilibrado, cuidar das emoções, buscar a felicidade. O nosso organismo age diretamente em resposta à forma como cuidamos dele.  Seja proativo!

Conheça o seu organismo  O autoconhecimento em saúde é fundamental para se evitar doenças ou descobri-las precocemente. Então, conheça a si mesmo. Procure identificar o histórico de doenças em sua família, apure sua sensibilidade para entender quando algo não vai bem e busque sempre por ajuda médica frente a qualquer alteração

Saiba quais são os exames preventivos adequados para você  Em cada fase da vida, nosso corpo precisa de cuidados especiais. É muito importante que saiba quais são os médicos que deve visitar e quais exames deve realizar em cada uma delas. Prevenir doenças é sempre, sempre, melhor que remediá-las.

Conheça seus direitos em saúde e exija garantias  No Brasil, a saúde deve ser garantida pelo Estado. Este é um direito de cada um de nós. É fundamental que conheça quais são os seus direitos em saúde, assim como as ferramentas para garanti-los.

Saiba o que é mito e o que é verdade em saúde  Prótese mamária causa câncer? Urina alterada é sinal de algo vai mal? Cirurgia de redução de estômago só funciona para quem se alimenta mal? É importante saber o que é mito e o que é verdade em saúde, atentando-se à aquilo o que realmente fará diferença na sua vida. Para isso, quando for pesquisar, busque sempre informações de referência e converse com seu médico.

Não tenha medo da palavra câncer  O câncer ainda causa muito medo nas pessoas e, naturalmente, se foge daquilo o que se teme. Mas para ‘passar longe da doença’, o primeiro passo é não sentir-se ameaçado por ela. Lembre-se que fugir do câncer pode significar diagnosticá-lo em estágios avançados. Conheça a doença e saiba como preveni-la e diagnosticá-la precocemente.

Conheça os fatores de risco para o câncer  O principal fator de risco para o câncer é o envelhecimento. Mas este ninguém quer evitar, não é? Afinal, envelhecer significar viver bastante! Mas é fundamental saber quais são outros fatores de risco, tais como exposição irresponsável ao sol, tabagismo, alimentação rica em gordura, obesidade e falta de atividade física. Saiba também que há fatores de risco genéticos, ou seja, que advém de herança familiar. Conheça os seus e procure orientação sobre como manejá-los.

Não se afaste das pessoas com câncer  Pacientes com câncer costumam se sentir sozinhos e sofrerem preconceito. Por quê?! Você se afastaria de uma pessoa com insuficiência renal ou cardíaca?! O carinho, o acolhimento e amor são elementos fundamentais do processo de tratamento e cura do paciente oncológico. Não se afaste dele.

Se está em tratamento para o câncer, seja ativo e responsável  Conhecer o seu caso, o seu prognóstico, esclarecer suas dúvidas com o médico, saber se está recebendo um tratamento de qualidade (…). Participando ativamente de seu tratamento, você se sentirá mais seguro para enfrentá-lo. Pense sobre isso.

Viva a vida, e não o câncer  Não há como negar que o tratamento do câncer demanda muito de seu tempo, sua energia e disposição. Mas lembre-se que você tem uma vida inteira além da doença! Então, busque atividades de lazer e distração, continue trabalhando se possível, conviva com as pessoas que lhe fazem bem, pratique atividade física. Seja feliz!

Fonte: Oncoguia