A importância da família nos cuidados aos pacientes em tratamento do câncer.

O diagnostico de uma doença como o câncer tem impacto não só no paciente, mas estende-se aos seus familiares.

De acordo com o Hospital de Uberlândia:

“O câncer envolve a questão biomédica da doença e também outros aspectos relevantes como os sociais, os econômicos e os psicológicos. Não é uma questão isolada do individuo portador da doença, mas de toda a rede de relacionamento, principalmente a família.”

O estigma do câncer de modo geral compromete a relação familiar, dificultando o dialogo sobre a doença e o pensamento de privações social. Ao contrario do que é pensado o dialogo fará da relação se tornar mais leve, havendo o comprometimento muito maior do que apenas o compromisso obrigatório de cuidar e sim melhorar a qualidade de vida durante e depois do tratamento. A atenção da família vai alem do cuidar, no processo do tratamento é importante as pessoas ao redor do paciente procurar falar coisas boas, palavras de incentivo, alegres, motivando-os a enfrentar a doença desviando o foco das dificuldades que a doença traz para o ambiente familiar.

Para o paciente a importância da família em todo o processo do tratamento faz com que o sujeito se sinta seguro em seu seio familiar para enfrentar a doença.

Para o Serviço social, abrir espaço para a família é fundamental em todo o processo, pela necessidade que o paciente vai ter dessa rede de apoio e por outro lado pela família também se sentir apoiada, perceber que seu sofrimento pode encontrar acolhimento dentro da Entidade.

Carolina Miranda Tetzner
Assistente Social

Referencia:
Hospital do Câncer de Uberlândia
Share this Post