PLANO DE TRABALHO 2020 1. Dados cadastrais: Nome da OSC: Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis CNPJ: 07.621.974/0001-31 Endereço: Rua Pedro Ometto, 622. Bairro: Jardim Carolina Ometto Pavan CEP: 13.495-000 Telefone: (19)3456-4833 E-mail: aapciiracemapolis@yahoo.com.br Site: www.aapci.com.br 1.1. Identificação do responsável pela Organização Social Dirigente da OSC: Valdemir Massola CPF: 746.670.258-91 RG: 8.480.633-3 Órgão Expedidor: SSP Endereço do Dirigente: Rua João Ometto, nº 177, Jardim Carolina Ometto Pavan – Iracemápolis/SP. Vigência de mandato da diretoria atual: 01/09/2017 a 31/08/2020 1.2. Identificação do Serviço Nome do Projeto: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Adultos de 30 a 59 anos Local de realização: AAPCI – Rua Pedro Ometto, 622. Jardim Carolina Ometto Pavan Período de realização: Janeiro a Dezembro 2020 Nome do responsável técnico: Carolina Miranda Tetzner Pelusse Nº do registro profissional: CRESS 45.067 Valor do Recurso: 36.300,00 Banco Caixa Econômica Federal Operação: 003 Agência: 1223 Conta: 1045-6 2. QUALIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EXECUTORA A Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis - AAPCI, entidade filantrópica sem fins lucrativos, é uma instituição que desenvolve um trabalho com famílias e indivíduos, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo ações socioassistenciais e educativas, além de atender com recursos próprios pessoas diagnosticadas com câncer no município de Iracemápolis. A identidade organizacional da AAPCI e sua missão preconizam a dedicação total na qualidade de vida dos usuários e serviços afins, promovendo por meio dos atendimentos e projetos de oficinas em grupos o desenvolvimento dos usuários, com compromisso social, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Quando a AAPCI foi fundada os atendimentos eram exclusivos a pessoas com câncer e seus familiares, desde 2016 foram ampliados os atendimentos para toda a comunidade, de forma continuada, permanente, planejada e gratuita. Nesse contexto, há mais de 10 anos a AAPCI é reconhecida no município pela excelência nos serviços prestados, tendo o compromisso de prestação de serviço com qualidade, ética, dedicação e com a equipe técnica multidisciplinar qualificada para os atendimentos grupais e individuais. 3. DIAGNOSTICO A população de Iracemápolis é de aproximadamente 25.000 habitantes, porém a migração e rotatividade de trabalhadores temporários são intensas. O numero de pessoas em situação de vulnerabilidade aumenta conforme essa migração é intensificada, é por isso a importância do atendimento a essas pessoas. Quanto mais serviços o município oferta para essas pessoas menores serão os casos de risco familiar, social e vulnerabilidade em âmbito pessoal, familiar e comunitário. O serviço para adultos de 30 a 59 anos foi pensado para essas pessoas que podem estar em risco e necessitando do atendimento e que não conseguem frequentar nenhum outro órgão municipal devido à dificuldade de locomoção. A AAPCI está localizada em outra região da cidade que facilitaria o acesso às pessoas que necessitam do trabalho oferecido. 4. OBJETIVOS DO PROJETO Geral: O Grupo Vivências possui o objetivo de complementar o trabalho com a família e a comunidade na proteção e no fortalecimento de vínculos familiares e sociais. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será ofertado para famílias e indivíduos, que se encontra na faixa etária de 30 a 59 anos. Para o desenvolvimento das atividades do serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos, a metodologia seguirá as diretrizes da Resolução CNAS 109, de 11 de novembro de 2009 – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. As atividades do serviço serão de caráter continuado, permanente, planejado e gratuito (Resolução CNAS nº 14, de 15 de maio de 2014). Específicos: * Favorecer o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social, através de vivencias que valorizem as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir; * Detectar necessidades e motivações para desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; * Propiciar espaços de encontro e convívio grupal e social, promovendo a convivência familiar e comunitária; * Contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos atendidos no sistema educacional, no mundo do trabalho e no sistema de saúde básica e complementar, quando for o caso. 5. JUSTIFICATIVA A Proposta é incentivar o usuário para o desenvolvimento da autonomia, desenvolvendo a busca de melhoria para própria qualidade de vida, aprender a tomar decisões afetivas saudáveis e reconhecer-se como sujeito ativo, participante e transformador dentro de seu grupo social. O grupo irá proporcionar recursos para o melhor relacionamento familiar e comunitário. Através dele pretendemos aprofundar questões da relação familiar, valores éticos, qualidade de vida, ampliação do universo informacional, artístico, cultural, desenvolvimento de potencialidades, formação cidadã, etc., num espaço precioso de debates, reflexões, diálogo e troca de experiências propiciando vivencias para o alcance da autonomia e protagonismo social. 1. 6. METAS METAS A SEREM ALCANÇADOS PELO SERVIÇO Período de verificação Atividades Itens de Avaliação Indicadores MENSURÁVEIS Metas Atividades Qualitativos Quantitativos Propiciar a compreensão da realidade social e do mundo contemporâneo. REALIZAR 48 ENCONTROS EM 12 MESES E ATENDER 960 ADULTOS DE 30 A 59 ANOS DA COMUNIDADE DE IRACEMÁPOLIS REALIZAR 48 ENCONTROS EM 12 MESES E ATENDER 960 ADULTOS DE 30 A 59 ANOS DA COMUNIDADE DE IRACEMÁPOLIS Dinâmicas de grupo Vivências Escuta Acolhida Roda de conversa Roda de reflexão Contentamento nas interações do grupo Usuários participativos Troca de experiências e vivencias Lista de presença Fotos e vídeos Questionário de satisfação Participação ativa dos usuários Atender no mínimo 80% dos usuários inscritos no SCFV Mensal e/ou quadrimestral Oportunizar acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo social. Vivências Roda de reflexão Palestras Reflexão sobre a importância de ser cidadão ativo Conhecimento dos direitos e deveres Melhoria da convivência social e familiar. Lista de presença Fotos e vídeos Questionário de satisfação Participação ativa dos usuários Atender no mínimo 80% dos usuários inscritos no SCFV Mensal e/ou quadrimestral Favorecer o autoconhecimento e desenvolver a autoestima. Cuidado com a saúde física e emocional Dinâmicas de grupo Vivências Escuta / Acolhida Roda de conversa Roda de reflexão Palestras Parcerias Oficinas Analise do desenvolvimento individual ao longo do trabalho com o grupo. Reconhecimento das habilidades individuais Lista de presença Fotos e vídeos Questionário de satisfação Participação ativa dos usuários Atender no mínimo 80% dos usuários inscritos no SCFV Mensal e/ou quadrimestral Propiciar momentos de descontração e lazer Dinâmicas de grupo Oficinas Confraternização / café Jogos Melhoria na convivência do grupo Fortalecimento dos vínculos entre a entidade e o grupo Lista de presença Fotos e vídeos Participação ativa dos usuários Questionário de satisfação Atender no mínimo 80% dos usuários inscritos no SCFV Mensal e/ou quadrimestral 7. METODOLOGIA O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos contribui para: * Ter acolhida suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades; * Garantir formas de acesso aos direitos sociais. * Vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares; * Ter acesso a serviços socioassistenciais e das políticas públicas * Vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia, inserção e sustentabilidade; * Vivenciar experiências que possibilitem o desenvolvimento de potencialidades e ampliação do universo informacional e cultural; Portanto, a abordagem com o usuário deve ter como base uma filosofia centrada na pessoa, que assenta na convicção de que há potencial de desenvolvimento e autonomia em todos os indivíduos. Os usuários serão atendidos por psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, e outros profissionais dependendo da demanda. Os encontros acontecerão semanalmente com carga horária de 1h30 podendo se estender conforme a necessidade. AAAPCI funciona de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 17h00. Os usuários serão atendidos pela Assistente Social na carga horária da profissional. As famílias receberão atendimento e/ou acompanhamento de janeiro a dezembro individual e/ou em grupo. 8. RECURSOS NECESSÁRIOS 8.2. Instalações e Materiais 8.2.1. A AAPCI tem a infraestrutura para o desenvolvimento do Serviço: * Recepção; * 01 sala para atendimentos individuais (térreo); * 02 banheiros (térreo); * 01 cozinha; * 01 Salão para atendimentos grupais (térreo); * 01 sala com banheiro para atendimentos grupais (andar superior); * 01 espaço utilizado para atendimentos grupais (andar superior). 8.2.2. Materiais: A AAPCI conta com todos os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades, tendo: 20 Conjuntos de mesas e cadeiras suficientes para atender toda a demanda; 01 datashow e notebook; 01 cozinha equipada (forno e fogão, micro-ondas, panelas, batedeira, multiprocessador, utensílios, etc.) para as oficinas culinárias e oficinas de educação alimentar; Materiais para as oficinas de relaxamento e alongamento (bolas, pesos, faixas, colchonetes, etc.); Materiais de papelaria (sulfite, lápis de cor, canetas hidrográficas, canetas esferográficas, cartolinas, lápis grafite, borrachas, apontadores, cola bastão, etc.). 01 veiculo modelo HB20. 9. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES As atividades a serem desenvolvidas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos serão planejadas a partir de percursos e terão como estratégias: - Oficinas de Reflexão; - Palestras; - Dinâmicas; - Oficina Culinária e Educação Alimentar; - Oficinas de Alongamento, Relaxamento e Qualidade de vida; - Atividades culturais, artísticas e de lazer, proporcionando trocas de experiências e vivências. 10. PARCERIAS O Serviço será desenvolvido pela AAPCI em parceria com o município, especificamente do CRAS, CREAS, Promoção Social e Fundo Social que irão encaminhar usuários que estão aguardando para serem inseridos em grupos de atendimento. O objetivo desta parceria é suprir a demanda reprimida desses setores governamentais. Além da parceria com os órgãos municipais também temos a aliança firmada com os voluntários de diversas áreas que integrará nossas atividades grupais. 11. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO Reconhece-se a importância da AAPCI alcançar mais visibilidade e consolidar a credibilidade de suas ações e área de atuação; reconhece-se também a necessidade de fortalecer as relações interpessoais e interinstitucionais, a fim de engajar o público interno e oportunizar novos investimentos, econômicos e financeiros, para a causa da instituição: promover o desenvolvimento social através do trabalho social com famílias e comunidade. Torna-se imprescindível à organização, através de ações de comunicação constituir relacionamentos estratégicos e manter, em constante retroalimentação, os relacionamentos com seus públicos-alvo, sobretudo, aqueles mais estratégicos e imprescindíveis para cada área organizacional. Divulgação O que será divulgado Objetivo Meios de Comunicação que podem ser utilizados Período Interno Internet Jornal E-mail Rádio Visitas AAPCI Resultados quantitativos e qualitativos do trabalho realizado Disseminar o trabalho ofertado para a comunidade de Iracemápolis x x x x x Janeiro a dezembro 2020 Governo Municipal x Usuários x Comunidade x x 12. AVALIAÇÃO O monitoramento e avaliação acontecem durante todo o período da execução do objeto, os usuários são estimulados a participarem através de análise crítica, levantando as dificuldades e sugerindo as melhorias. Mensalmente a organização enviará ao órgão gestor e as comissões de monitoramento o relatório circunstanciado com a aferição dos indicadores de acordo com o plano de trabalho. 13. PREVISÃO DE DESPESAS TOTAIS – ANEXO 14. VIGÊNCIA DO PLANO DE TRABALHO O prazo de vigência será de __12___ meses a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado e/ou alterado, mediante a celebração de termo sem modificar seu objetivo. Inicio Termino 01 de Janeiro de 2020 31 de dezembro de 2020 Iracemápolis/SP, 05 de dezembro de 2019. Valdemir Massola Presidente da AAPCI Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 LISTA DE MATRICULADOS  Nº NOME 1 Adriana Maria P. 2 Ana Flora G. O. Mello 3 Ana Maria D. Pedroso 4 Ângela Ester Catóia Teixeira Leite 5 Celi Aparecida Domiciano 6 Cleide Machado Guimarães 7 Derli Aparecida M. Sanches 8 Maria José Mateussi Lino 9 Marinez O. Palma 11 Marlene Amaro dos Santos 12 Neusa Regina P. Souza 13 Regina Célia Silva M. Proni 14 Rita Ap. Bueno Longo 15 Rosalita Aparecida dos Campos 16 Rosana Martins F. Campos 17 Selma Helena Porcena 18 Silvia Regina M. Pinho 19 Valdirene Ap. Santonino Pereira 20 Vera Helena A. Oliveira Grilo ___________________________________________ Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 AAPCI - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROTEÇÃO À COMUNIDADE DE IRACEMÁPOLIS Rua Pedro Ometto, 622 – Jardim Carolina Ometto Pavan – Iracemápolis - SP CEP 13495-000 – CNPJ 07.621.974/0001-31 E-mail:aapciiracemapolis@yahoo.com.br Home Page: www.aapci.org.br Telefone: (19) 3456-4833