Os ateliês de Arteterapia

A arterapia é uma atividade de estimulação à execução de imagens pela expressão artística, buscando respostas que possam se auto-observar, promovendo reflexões sobre desenvolvimento pessoal, habilidades, interesses, preocupações e conflitos .

A prática da arterapia é baseada no conhecimento sobre o desenvolvimento humano e nas teorias psicológicas, que, aliadas no desenvolvimento histórico da arte, possibilitam, em diversos aspectos, modelos para acessos e tratamentos  terapêuticos,  na resolução de problemas, na redução da ansiedade, na estimulação de uma auto-imagem positiva.

O processo terapêutico decorre da análise não só de uma, mas de uma série de produções artísticas do indivíduo, pois se analisadas isoladamente, não permitirão aprofundamento nas melhoras nem uma visão mais ampla da sua produção .

As primeiras experimentações plásticas devem oferecer facilidade operacional, para que não sejam agravadas as já naturais defesas e resistências apresentadas no início de qualquer processo terapêutico. As mais comuns em arteterapia são referidas, como: “Eu não tenho jeito para isso, não sei desenhar, nem pintar .” Havendo, muitas vezes, o desejo e preocupação de apresentar um bom desempenho, pela fantasia de assim “agradar” o arteterapeuta, de quem se imagina ter a expectativa de bom desempenho estética de seus clientes.

As atividades iniciais devem propiciar um clima de experimentação prazerosa , sem exigir desempenhos complexos.

No setting arteterapêutico, da – se grande importância ao processo que se desenvolve e não a obra em si.

Flávia Araújo Higa

Share this Post