Prevenção não tira férias: Mulher prevenida marca presença no Ginecologista

Os tumores ginecológicos estão entre as principais causa de morte por câncer e a falta de informação é o pior inimigo. O aparelho reprodutor feminino é constituído pelos ovários, útero, trompas, endométrio (localizado dentro do útero), vagina e vulva, e a dica do A.C.Camargo para as mulheres é aproveitar as férias para fazer a consulta anual com o ginecologista, se informar, conhecer melhor o seu corpo e tirar todas as dúvidas.

câncer de ovário, mais comum em mulheres na menopausa, é silencioso, o que dificulta o diagnóstico e eleva as estatísticas: 75% dos casos são descobertos quando a doença já está avançada. Os sintomas são comuns a várias outras doenças, como dor abdominal ou na região pélvica, aumento de volume abdominal, azia, aumento da frequência urinária, dor lombar, prisão de ventre, náusea e sangramento.

Já o principal sintoma do câncer de endométrio é o sangramento uterino anormal, ocorrendo em aproximadamente  95% dos casos. Este tipo de câncer é o 5º mais comum entre as mulheres brasileiras e o segundo dentre as causas ginecológicas. Por meio da biópsia, a maioria dos casos é diagnosticada no estágio inicial, que aliado ao tratamento correto aumenta as taxas de sobrevida das pacientes.

tumor na vulva é uma neoplasia rara, responsável por 0,5% de todos os cânceres nas mulheres e 5% dos tumores ginecológicos. Atingindo a parte externa do aparelho reprodutor feminino, os principais sintomas são prurido, ardência, sangramento, nódulo ou ulceração e áreas de pele com cor e textura alteradas.

câncer de colo do útero merece uma atenção especial, pois é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre mulheres no mundo. De acordo com Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, “o principal motivo é a falta de um programa de prevenção adequado”. O vírus do HPV é o fator causal do câncer de colo de útero em 99,7% dos casos.

Os principais sintomas são: aparecimento de secreção, corrimento ou sangramento vaginal incomum, sangramento leve e/ou fora do período menstrual, e sangramento ou dor após a relação sexual, exame ginecológico ou ducha íntima.

exame de Papanicolaou é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher. “O objetivo principal desse exame é diagnosticar as lesões pré-malignas da doença. Ele permite, através de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas. É fundamental que a mulher tenha a disciplina de marcar anualmente sua consulta com um ginecologista e realizar os exames preventivos”, afirma o oncologista.

Para a prevenção dos tumores ginecológicos, além da realização dos exames anuais, não há muito segredo. Deve-se adotar uma alimentação rica em fibras, frutas, legumes e verduras, pobre em carnes vermelhas e gorduras, praticar exercícios físicos, não fumar, fazer os exames de rotina e praticar sexo seguro. Conheça melhor suas curvas antes de se aventurar em novas estradas.

Fonte: Hospital A. C. Camargo

Share this Post