Previna-se do Linfedema…

A fisioterapia se faz necessária de diversas maneiras quando se trata da recuperação pós-operatória, conheça um pouco mais do linfedema.

O Linfedema é um inchaço de uma parte do corpo, mais comum nas extremidades (braço ou perna), devido a um acumulo do fluido linfático no tecido intersticial. As artérias transportam o sangue para nutrir as células e os tecidos . Após a troca de nutrientes, o sangue pobre em oxigênio retorna pelas veias. Líquidos e substâncias que as veias não retiram dos tecidos formam a Linfa composta por água, proteínas, gorduras e germes. Então as substâncias são levadas pelos vasos linfáticos aos gânglios, onde realiza a filtração e limpeza, daí são devolvidas à circulação novamente. No entanto, nem sempre essa “limpeza” funciona de forma tão eficiente, ocorrendo uma sobrecarga do sistema linfático que não consegue retirar essas substâncias de certas partes do corpo, propiciando o aparecimento do linfedema.( edema dos vasos linfático)

  • • Linfedema Primário :pode ocorrer no nascimento, na adolescência ou na idade adulta e é devido a uma deficiência do sistema linfático.
  • • Linfedema Secundário; pode resultar de uma cirurgia, como é o caso do câncer da mama, remoção de gânglios axilares, tratamentos à base de radiações, quimioterapia e como em todos os casos onde houve uma interrupção do sistema linfático.

Existem várias técnicas fisioterapeuticas para auxiliar o sistema linfático e melhorar o período pós-operatório, por isso é muito importante ter o acompanhento de um profissional.

Tatiana Degaspari Pereira
Fisioterapeuta – AAPCI

Share this Post