Respire bem e encha-se de Saúde!

É uma atividade saudável que pode ser praticada por qualquer pessoa. Não precisa de ter nenhuma habilidade especial, apenas o desejo de modificar os seus hábitos.

Podemos agüentar dias sem comer nem dormir, mas apenas suportaríamos dois minutos sem respirar. Todos os dias inspiramos e expiramos entre 16.000 e 23.000 vezes, um processo indispensável (ainda que, na maior parte do tempo, inconsciente) para recebermos o oxigênio que alimenta as nossas células. A respiração é a função fisiológica mais importante e também a única que podemos ajustar voluntariamente.

UMA RESPIRAÇÃO PARA CADA MOMENTO:

Respiração abdominal (contra a ansiedade)
Respiração intercostal (reforça a auto-estima)
Respiração pulmonar (para revitalizar)
Respiração completa (para renovar)
Respiração dinâmica (combate o stress)
Respiração tranqüilizante (contra a insônia)

Como beneficia todo o corpo?

As crianças, por norma, respiram bem, isto é, inspiram com o ventre (barriga) e não com o peito. Mas, à medida que crescemos e nos enchemos de bloqueios emocionais, ficamos cada vez mais tensos e respiramos pior.

Recuperar essa capacidade é uma questão de prática. Respirar bem influencia positivamente todas as funções vitais: sistemas cardiovascular, nervoso, gastrointestinal, muscular e psíquico.

E beneficia também o sono, a memória, a concentração e as emoções.

Concentre-se e tente respirar com o diafragma: coloque uma mão na parte superior do tórax e outra no abdômen; quando notar que a barriga enche ao inspirar, está a exercitar o diafragma; se mexe apenas a caixa torácica, está a hiperventilar.

Roberta L. Vigano Contini
Bióloga e Auriculoterapeuta

Texto: Joana Martinho.
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir
Fonte: http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/em_forma/ver.html?id=846725
Share this Post